Login Utilizador

Conta

Quem é Português aprende a Desenrascar, e este é o Blog!

desenrascar.com

Um Blog de partilha de opinião, ideias e desenrascanços, totalmente em português pt-pt



Categorias


Últimos Posts

Publicidade

Alugar Carro Barato em Ponta Delgada, Açores

Alugar Carro Barato Ilha de São Miguel, Açores

Alugar Carro Barato Cidade do Porto

Alugar Carro Barato Aeroporto do Porto, Portugal

Que Antivirus deveremos usar ?

Muito fala-se em vírus, e antivírus, tanto que existem tantos, e o difícil é mesmo escolher, uns grátis outros nem por isso, uns foram bons, mas agora já não o são.

E então que antivírus escolher ?

Eu utilizo um PC com Windows e não utilizo nenhum antivírus à anos, sim, nenhum!

Já utilizei antivírus, desde o McAfee, quando este foi muito popular no final dos anos 90, passado pelo Kaspersky, Norton e até o gratuito AVG.

O que notei foi assim que instalei o antivírus no meu PC, à muitos anos, logo de caras o PC, ficou muito mais lento, com rotinas a serem executadas em background, depois comecei a ter mais vírus, não sei porquê, talvez por ter mais confiança e entrar por onde não devia.

Então, tal como na condução, optei pelo meu próprio antivírus, "Utilização Defensiva" do PC, sim só isto!


E até ao momento a coisa tem corrido bem.

O que faço, perguntam, tenho cuidado a que sites acedo, sempre que não conheço um site ou cheira-me a qualquer coisa má, faço uma pesquisa no Google sobre este mesmo site.

Relativamente ao email, o email é um dos principais focos de contaminação de vírus, por ali, entra tudo e tenho muito cuidado, utilizo só, mas mesmo só Gmail, o email da Telepac/Sapo, é um repositório, para não chamar outra coisa de "Spam", é necessário muito cuidado, e este cuidado é, nunca abro email que me pareçam suspeitos, e elimino-os logo, para não ter "aquela" curiosidade de voltar lá e ler, emails que veham de destinatários desconhecidos, primeiro procuro ver logo o domínio do email, se for empresa, faço também pesquisa no Google sobre (tipo: spam@microsoft.com), a parte seguida do @, faço uma pesquisa para mais informação de onde vem o email, depois links no email, muito importante nunca clicar sem por o rato por cima e ler onde é que ele nós quer levar.

Aqui vai um exemplo de um email bem suspeito:


paypal.png


Um email que recebi, que supostamente diz ser da PayPal, mas logo de caras, vemos que é um "Fake" mas vamos ver melhor para onde ele nos quer levar.

Passamos o rato por cima do texto "Click Here", e mostra-nos na barra em baixo o endereço que nos vai levar, como se pode constatar, tudo menos para o site da PayPal, mas sim para um site suspeito que pode infectar o nosso PC ao clicar naquele link.

Nunca clicar no link "só para ver o que é" só fazer o passo acima, e eliminar de imediato o email.

Neste exemplo nem é necessário ver nada, basta olhar para reconhecer que o email não é fidedigno, nem com brading habitual da PayPal.

Então são estes alguns das dicas que deixo aqui, prometo deixar mais.

Abc,

Desenrascador