Login Utilizador

Conta

Quem é Português aprende a Desenrascar, e este é o Blog!

desenrascar.com

Um Blog de partilha de opinião, ideias e desenrascanços, totalmente em português pt-pt



Categorias


Últimos Posts

Publicidade

Alugar Carro Barato em Ponta Delgada, Açores

Alugar Carro Barato Ilha de São Miguel, Açores

Alugar Carro Barato Cidade do Porto

Alugar Carro Barato Aeroporto do Porto, Portugal

Doença Hepática Crónica Autoimune

Hoje vou falar um pouco sobre esta experiência terrível que é a Doença Hepática, infelizmente estou a viver na primeira pessoa o evoluir desta doença, "não sou eu que tenho", mas estou a acompanhar um familiar que tem.

É sem dúvida uma doença muito silenciosa, de a ter até aparecer demora, mas quem a têm não sabe e não sente.

E é ai que tudo falhou, infelizmente, o médico que "era o seu médico habitual" de muitos anos, sempre pediu análises ao sangue, e sempre lhe disse que tudo estava normal, até que um dia, as análises apareceram com um pequeno aumento dos valores das Transaminase GPT e GOT, subiram um pouco, ai, este médico de clinica geral, revelou ser uma gordura no fígado e que passava com a medicação que iria prescrever, e assim foi, mas o problema ficou lá, estamos a falar que isto passou-se no ano de 2011/2012.

No ano de 2017, as complicações de uma doença que evoliu para bem pior acabram por aparecer, já uma cirrose no fígado deste meu familiar.

E quais foram os indícios? Foram os pés muito inchados e na zona do abdomen também muito inchado, por não achar-mos isto ser normal, e sem sabermos de que se tratava, lavamos o familiar às urgências do hospital, onde foi submetido a exames, e logo, logo já duvidam de um problema ou na Bílis ou então cirrose, mas deveriam realizar mais colheitas de sangue para serem analisadas em um hospital em Lisboa, de forma a comprovar o que se passava.

E então chegou os resultados que apontavam para uma Cirrose Crónica Autoimune, já instalada e numa fase muito avançada.

E então ao falar com os médicos no hospital, eles diziam ser uma situação que este familiar já deveria ter à muitos anos, prai à uns 20 anos, e que era uma sorte ainda estar vivo, pois muitos não conseguem, então tive a ideia de, analisar todas as análises realizadas ao longo dos anos, porque sei que este familiar as guardava todas, então o médico aceitou ver todas, e começamos a analisar desde o ano de 1998 até 2016, e é precisamente no ano de 2011 e 2012 que começa a existir alterações nos valores das Transaminase, em que o tal médico que a acompanhava, por ser um grande médico, não aconcelhou a ir à um especialista para ser melhor tratado.

O médico do hospital afirmou mesmo que se na altura 2011/2012 tivesse recorrido a um hospital ou até mesmo um especialista teria-se eviatado o pior, pois no ínicio da doença existe um tratamento sem ser o transplante, que era muito possível que a doença fosse travada e não evoluiria para cirrose hepática cronica autoimune.

Não existe neste familiar na historia familiar, que se saiba, historicos desta doença, porem é uma doença complicada e que é necessaria muita força, e muitas das vezes teremos que ser médicos também destas pessoas, mas isto irei falar noutro post, dos cuidados que devem ter, os que os médicos dizem que deve tomar e não tomar, comer e não comer, e aquilo que é feito no real, e que até têm melhorado a vida deste paciênte.

Existe sim não uma cura, mas uma melhora que pode prelongar a vida de quem sofre desta doença, mas acima de tudo deve haver GRANDE Apoio FAMILIAR e envolvência de todos com muito carinho e amor, pois sem isso, nada é possível.

Escreve este post hoje, pois este meu familiar amanhã faz anos e é uma data muito importante, e ainda por cima nesta situação irá para sempre marcar-me profundamente.

Abc,

Desenrascador