Login Utilizador

Conta

Quem é Português aprende a Desenrascar, e este é o Blog!

desenrascar.com

Um Blog de partilha de opinião, ideias e desenrascanços, totalmente em português pt-pt



Categorias


Últimos Posts

Publicidade

Alugar Carro Barato em Ponta Delgada, Açores

Alugar Carro Barato Ilha de São Miguel, Açores

Como fazer caramelo

Fazer caramelo é uma técnica fácil, mas que ainda assim requer alguma atenção. Em seis passos fique a saber como fazer o caramelo perfeito e aprecie as mudanças de cor e o cheiro a rebuçado que vão invadir a sua cozinha.

Para fazer caramelo não necessita de equipamento especial, nem de utensílios profissionais. É uma técnica simples de se fazer, só precisa de vigilância. Confie nos seus sentidos, mas se gosta de precisão o ideal é arranjar um termómetro para ter a certeza que o fará com a temperatura certa (o caramelo não deve ultrapassar os 175ºC).

Os únicos ingredientes? Açúcar e água. Aconselhamos a usar o açúcar branco nas primeiras experiências. Deixe as aventuras com outros tipos de açúcar para mais tarde.

De açúcar a caramelo

O caramelo nasce quando o açúcar chega ao seu ponto máximo de aquecimento, a que se chama caramelizar. Procure obter um caramelo de cor castanho-escuro. Quanto mais o cozinha, mais escuro e intenso fica o caramelo.

Passo-a-passo

1

  1. Para 250 g de açúcar, junte 0,5 dl de água

2

  1. Não mexa. Deixe o açúcar derreter. Num minuto deverá ter uma calda de açúcar

3

  1. Neste momento o açúcar estará no chamado “ponto pérola” (se tirar um pouco com uma colher e deixar escorrer, deverá formar-se uma pérola no final do fio da calda)

4

  1. O açúcar começa a ganhar cor. Não se assuste, está no bom caminho

5

  1. O seu caramelo está quase pronto. Deixe ferver mais uns segundos até ganhar um tom mais escuro

6

  1. Conseguiu o caramelo perfeito. Se quiser caramelo líquido adicione mais 1 dl de água morna e deixe ferver alguns minutos