Login Utilizador

Conta

Quem é Português aprende a Desenrascar, e este é o Blog!

desenrascar.com

Um Blog de partilha de opinião, ideias e desenrascanços, totalmente em português pt-pt



Categorias


Últimos Posts

Publicidade

Alugar Carro Barato em Ponta Delgada, Açores

Alugar Carro Barato Ilha de São Miguel, Açores

Alugar Carro Barato Cidade do Porto

Alugar Carro Barato Aeroporto do Porto, Portugal

Como fazer caramelo

Fazer caramelo é uma técnica fácil, mas que ainda assim requer alguma atenção. Em seis passos fique a saber como fazer o caramelo perfeito e aprecie as mudanças de cor e o cheiro a rebuçado que vão invadir a sua cozinha.

Para fazer caramelo não necessita de equipamento especial, nem de utensílios profissionais. É uma técnica simples de se fazer, só precisa de vigilância. Confie nos seus sentidos, mas se gosta de precisão o ideal é arranjar um termómetro para ter a certeza que o fará com a temperatura certa (o caramelo não deve ultrapassar os 175ºC).

Os únicos ingredientes? Açúcar e água. Aconselhamos a usar o açúcar branco nas primeiras experiências. Deixe as aventuras com outros tipos de açúcar para mais tarde.

De açúcar a caramelo

O caramelo nasce quando o açúcar chega ao seu ponto máximo de aquecimento, a que se chama caramelizar. Procure obter um caramelo de cor castanho-escuro. Quanto mais o cozinha, mais escuro e intenso fica o caramelo.

Passo-a-passo

1

  1. Para 250 g de açúcar, junte 0,5 dl de água

2

  1. Não mexa. Deixe o açúcar derreter. Num minuto deverá ter uma calda de açúcar

3

  1. Neste momento o açúcar estará no chamado “ponto pérola” (se tirar um pouco com uma colher e deixar escorrer, deverá formar-se uma pérola no final do fio da calda)

4

  1. O açúcar começa a ganhar cor. Não se assuste, está no bom caminho

5

  1. O seu caramelo está quase pronto. Deixe ferver mais uns segundos até ganhar um tom mais escuro

6

  1. Conseguiu o caramelo perfeito. Se quiser caramelo líquido adicione mais 1 dl de água morna e deixe ferver alguns minutos