Tive a oportunidade de muito recentemente testar durante 15 dias o último modelo do Golf da VW, percorri com ele mais de 1500km em Portugal, o que me deu o à vontade de poder compartilhar o que achei que podia ser melhor num carro desta categoria e preço.

É sem dúvida um dos modelos mais vendidos e bem sucedidos no nosso mercado e não só, mas o VW Golf 7 1.6 Tdi, além do que tem de bom, também tem coisas que podiam ser melhores.

E começo pela primeira falha deste modelo 1.6 Tdi, que é o motor e a caixa de 5 velocidades que ainda existe.

É um motor com muito baixo binário, bem sei que é um 1.6 Tdi, mas já vi motores dentro desta cilindrada a diesel com melhor prestações.

Em relação à caixa de velocidades, nada de novo, sim, 5 velocidades, já vi Golf 5 1.9 Tdi com caixa de 6 Velocidades e do ano de 2005, portanto andou atrás nesta parte, talvez não fosse boa opção? não sei! só sei que com este carro temos que utilizar muito a caixa de velocidades, logo à partida poderia não ser boa ideia...

Já testei outros motores do grupo VAG, tanto o 1.8 Tdi de 105cv (Injector Bomba), o 2.0 Tdi 150cv (Injector Bomba) que equipa o Audi A3 Sport Line e o 1.6 Tdi que deu o grande escândalo da VW (este motor é bom para dar cabo dos injectores, é uma de cada vez até chegar ao quarto, que é o último, e são caros), não admira que se veja muitos VW Golf Tdi 1.6 à venda (NOVOS).

Na minha opinião os motores que mais gosto no grupo VAG, são os injector-bomba, este novos... não gosto.

Relativamente ao que estava a falar, VW Golf 7 1.6 Tdi, tem uma bom interior, como já nos habituamos, o tablier está mais moderno, tem um display LCD Táctil com muitas funções, e funciona bem, a qualidade dos materiais interiores melhorou, foi a única coisa que nas versões anteriores era uma desgraça.

Em termos de novas funcionalidades de destacar o "Front Assist", é um sistema que quando vamos com o cruise control activado, permite definir uma distância de segurança à nossa frente, para que o carro automaticamente quando detecta um obstáculo à nossa frente, trave para manter essa mesma distância e assim evitar a colisão. Testei o "Front Assist" e funcionou muito bem.

Outra coisa que não gostei, foi o calor do motor que é passado para dentro do habitáculo, já nos outros modelos notava-se qualquer coisa, mas agora nota-se mesmo muito calor, até parece que temos o aquecimento ligado, a única forma de evitar é ligar o ar-condicionado... não sei se esta situação só acontece no carro que testei, se acontece em outros desta série, se assim for é muito mau isto, imagino de verão como será!

De resto e para concluir, felizmente no mercado estão a aparecer outras opções tão boas ou melhores que VW Golf, e é pena este modelo não ser um seguimento do sucesso que a geração Golf teve!

Abc,

Desenrascador