Já tinha falado aqui no Blog de formas de ganhar dinheiro e uma das que mencionei foi vender fotografias, isso ainda mantêm-se, pode-se ganahar dinheiro a vender fotografias, mas será que vale apena o trabalho e todo o processo para o que realmente nos pagam ? Eis a grande questão dai este post onde vou revelar tudo sobre vender fotos nos sites da internet e quanto relamente nos pagam por elas.

E então vamos por partes:

Inscrevi-me no site de venda de fotos ou banco de imagens ShutterStock que é um site muito conhecido de venda de fotografia, aliás conheci-o primeiro por ter já comprado fotos neste site.

Pelo valor que pagava no site pelas fotos, pensei que fosse uma boa aposta colocar as fotos que costumo tirar (que são muitas), mesmo aquelas fotos das férias que todos tiramos, com cenários lindos, podemos aproveitar para converter em algum dinheiro.

E então passei à acção, fotos já tinha e muitas só faltava vender para tal inscrevi-me no site da ShutterStock como colaborador aqui vai o link, o processo á relativamente fácil e rápido.

Depois tive a ler as indicações para enviar fotografia para o site para poder vender.

E então deparei-me com algum trabalho que tinha que ser feito nas fotografias que já tinha, tipo ter um determinado tamanho, ter um determiado número de dpi´s e para além de ter que usar photoshop para retocar em termos de cor e brilho ou até mesmo contraste, e também ai não se pode exagerar.

Preparei então as minhas primeiras fotos, e comecei a fazer o upload para o site, depois do upload estar concluído, ainda vinha ai mais uma tarefa, foto a foto ter que colocar palavras chaves, escolher a categoria adquada, o título para a foto, isto tudo foto-a-foto, dá um bocado de trabalho, mas pensando sempre positivo que ia dar bom dinheiro e dai o trabalho.

Então fiz tudo como pedido, e aguardei para que as fotos fossem revistas por especialistas e então depois de serem aprovadas serem colocadas à venda.

Qual o meu espanto quando recebo um email deles a recusarem muitas das fotos, algumas até por motivos insignificantes, outros não, realmente vendo com calma e de cabeça fria, não estavam no patamar de ganahar dinheiro, bom dinheiro, essa era sempre a ideia que tinha e que ficava, com tanto profissionalismo.

Então isto tudo levou-me a trocar de máquina fotográfia, na altura tinha uma Canon que ainda tenho, mas notei que as fotos tiradas com esta máquina tinha um problema e dai muitas eram recusadas, comprei uma máquina fotográfica da FujiFilm e a coisa mudou completamente, quase, mas quase todas as fotografias eram aprovadas, relamente a máquina e a lente fazem toda a diferença, um bom fotografo sem uma boa máquina, não é um bom fotografo.

E então as fotos era postas à venda no site da ShutterStock, e começaram as vendas, mas... ao olhar para o valor pago pela ShutterStock pela venda das minhas fotos, não queria acreditar... foi tanto que eles me pagaram que a emossão e a vontade de tirar fotos quase desapareceu, pois o trabalho que tinha a tirar fotografia comercial, o tempo, o tempo a corrigir se necessário o tempo para upload e descrições, titulos, palavras chaves, etc... acabei por dessistir pois eles ShutterStock ganha dinheiro à nossa custa e com o nosso tempo e trabalho e isto assim não custa.

Mostro-vos os valores que eles me pagaram por foto vendida, é mesmo uma vergonha para o trabalho que temos e sem falar se formos fazer investimento por causa disto, não vale mesmo apena, receber 0.25$ vinte e cinco cêntimos de dollars, nem é de Euros, é uma verdadeira miséria.

Cada foto vendida eles vendem por quase 9,00€ cada e pagam aos criadores 0.25$.

Abaixo fiz um print-screen da minha conta na ShutterStock, onde podem ver os valores pagos no passado mês de Junho/2018.


shuterstock.JPG


Para ganhar 25,59 Dollars levei mais de um ano para juntar este valor que ainda nem me foi pago, pois eles so pagam quando tiver 30,00 Dollars, até lá fica em suspenso.

Para este valor tive à venda mais de 100 Fotografias, não coloquei mais porque os valores pagos são mesmo uma miséria, agora só estou à espera de chegar aos 30,00 Dollars para ver se recebo pelo menos isto, depois fecho a conta de vez.

Aqui fica mais uma partilha, para mostrar como as coisas funcionam por dentro, com situações reais.

Por isso se querem vender fotos para ganhar algum extra, não se esqueçam que dá muito trabalho e demora muito tempo para rentabilizar.

Abc,

Desenrascador