Muito fala-se em vírus, e antivírus, tanto que existem tantos, e o difícil é mesmo escolher, uns grátis outros nem por isso, uns foram bons, mas agora já não o são.

E então que antivírus escolher ?

Eu utilizo um PC com Windows e não utilizo nenhum antivírus à anos, sim, nenhum!

Já utilizei antivírus, desde o McAfee, quando este foi muito popular no final dos anos 90, passado pelo Kaspersky, Norton e até o gratuito AVG.

O que notei foi assim que instalei o antivírus no meu PC, à muitos anos, logo de caras o PC, ficou muito mais lento, com rotinas a serem executadas em background, depois comecei a ter mais vírus, não sei porquê, talvez por ter mais confiança e entrar por onde não devia.

Então, tal como na condução, optei pelo meu próprio antivírus, "Utilização Defensiva" do PC, sim só isto!


E até ao momento a coisa tem corrido bem.

O que faço, perguntam, tenho cuidado a que sites acedo, sempre que não conheço um site ou cheira-me a qualquer coisa má, faço uma pesquisa no Google sobre este mesmo site.

Relativamente ao email, o email é um dos principais focos de contaminação de vírus, por ali, entra tudo e tenho muito cuidado, utilizo só, mas mesmo só Gmail, o email da Telepac/Sapo, é um repositório, para não chamar outra coisa de "Spam", é necessário muito cuidado, e este cuidado é, nunca abro email que me pareçam suspeitos, e elimino-os logo, para não ter "aquela" curiosidade de voltar lá e ler, emails que veham de destinatários desconhecidos, primeiro procuro ver logo o domínio do email, se for empresa, faço também pesquisa no Google sobre (tipo: spam@microsoft.com), a parte seguida do @, faço uma pesquisa para mais informação de onde vem o email, depois links no email, muito importante nunca clicar sem por o rato por cima e ler onde é que ele nós quer levar.

Aqui vai um exemplo de um email bem suspeito:


paypal.png


Um email que recebi, que supostamente diz ser da PayPal, mas logo de caras, vemos que é um "Fake" mas vamos ver melhor para onde ele nos quer levar.

Passamos o rato por cima do texto "Click Here", e mostra-nos na barra em baixo o endereço que nos vai levar, como se pode constatar, tudo menos para o site da PayPal, mas sim para um site suspeito que pode infectar o nosso PC ao clicar naquele link.

Nunca clicar no link "só para ver o que é" só fazer o passo acima, e eliminar de imediato o email.

Neste exemplo nem é necessário ver nada, basta olhar para reconhecer que o email não é fidedigno, nem com brading habitual da PayPal.

Então são estes alguns das dicas que deixo aqui, prometo deixar mais.

Abc,

Desenrascador