Como já tinha comentado num post dos post´s anteriores, hoje vai ser o post em que vou mostrar o que um YouTuber pode ou não ganhar ao produzir vídeos para o YouTube.

Nada do que vou falar neste Post é fixo ou definitivo, mas sim um exemplo real do que um YouTuber português está a ganhar pelos seus vídeos no YouTube.

Este post vem a propósito de muito se falar em "profissões do futuro" e oiço muitos jovens a dizerem já que "Quando forem grandes querem ser YouTuber´s", não sou nada contra isto, mas como tenho um amigo que o é, pedi-lhe para me facultar alguns print-screen´s dos seus ganhos no YouTube e para me explicar como tudo funciona. E é o que vou tentar fazer aqui neste post, com base naquilo que ouvi, se não me esquecer de nada, ok ?


Antes de começar a ganhar dinheiro com o YouTube, é necessário ter uma conta, como devem imaginar, mas além de uma conta no YouTube, é necessário ter e lincar a uma conta "AdSense", e o que é o "AdSense", é uma conta da Google onde todos os pagamentos referentes a Publicidade vão lá parar e são nela geridos, também por lá podemos obter links de "banners" com publicidade para colocar nos Blogs, WebSites, etc... Só assim é que é possível começar a "Rentabilizar" (gerar receita = dinheiro), com os vídeo que colocamos no YouTube.

Espero que tenham percebido a parte de cima, e agora vamos aos requisitos mínimos do YouTube para poder "Rentabilizar" vídeos, com base nas mais recentes políticas de rentabilização do YouTube (até ao dia de hoje), porque o YouTube está sempre a alterar estas políticas, só se pode começar a ganhar dinheiro com os vídeos, quando o canal criado tiver no mínimo 1000 Seguidores, sim (Mil seguidores), menos 1, já não dá, tem que ter mais 4000 horas de visualização de vídeo, sim também nem menos um minuto, sem isso não ganhas dinheiro.

Todos estes valores de horas de visualização, número de seguidores do canal, etc... pode ser consultado numa página de administração do canal, ai pode-se seguir tudo o que se passa via as "Analytics".


Agora vocês perguntam, ter mil seguidores é fácil ? E eu respondo não é nada fácil segundo um amigo meu, é um desafio mesmo muitooo grande, sem dúvida, é mais difícil do que obter 4000 horas de visualização de vídeo por mês, mas muito mais.

Esta é a grande barreira entre ganhar e não ganhar dinheiro no YouTube.

Quem está com vontade de seguir esta vida, vai necessitar muito força e sorte, pois tudo vai depender também da qualidade e originalidade dos vídeos, é necessário escolher o vosso foco, qual vai ser o "Core" do vosso canal, se é para idioma em Português ou Inglês, ou até mesmo outro, depois ver neste tipo que tipo de canais existem e qual vocês acham que podem fazer melhor ou até mesmo, sobre um tema que ainda ninguém está a explorar, é muito importante ser criativo e determinado, para se ser YouTuber, além de não ter problemas de falar para uma câmara.

Agora para não levar a coisa muito comprida e chata, quanto é que vocês vão começar a ganhar, quando começarem a rentabilizar os vossos vídeos... já vos vou mostrar, mas antes quero dizer que também a qualidade dos vossos vídeos e os temas, interferem em muito no valor das receitas obtidas.

Agora vamos a valores:


youtube_receita.JPG


**Como podem ver durante o ano de 2017 o meu amigo conseguiu rentabilizar 58,81$ (Receita Bruta, não é o valor a receber líquido), este valor quase durante um ano, e com mais de 100 vídeos, portanto a tarefa não é nada fácil e o valor é mesmo muito pouco.

Agora uma listagem de vídeos e os seus valores de rentabilização:**


youtube_receita2.JPG


Agora a receita liquida a receber durante o ano de 2017:


youtube_receita3.JPG


Agora podem ver que os tais 58,81$, que falei mais acima, não são líquidos, mas estes 32,40$ sim, a diferença será entre aquilo que vais ganhar e o que vais dividir com o YouTube, com 32,40$, em detalhe 32.31$ de receita de publicidade em vídeo, e 0.10$ de receita por via do YouTube Red, como vêm os valores no inicio são desanimadores.

Em conclusão, depois de o meu amigo ter-me explicado isto tudo, tenho a certeza que não me vou meter nisto, é necessário muita força e sorte para se vingar neste mundo.

Espero que este post tenha ajudado a perceber ou decidir que caminho deverão seguir na vossa vida, certo que na vida nada é fácil e tudo dá trabalho, não existem milagres. Mas uma coisa será sempre certa, façam na vida o que vocês gostam de fazer, seja lá o que for, pois de certeza vão fazer bem e ter sucesso.

Abc,

Desenrascador