Este é um tema muito difícil pois com o grande número de soluções open source para ecommerce (lojas online) já disponíveis, é sempre muito difícil escolher para começar ou até mesmo escolher para mudar, mas no que se prende com mudar, a coisa fica mais complicada de escolher, pois se a loja já tem muitos produtos e clientes (muitos dados), fazer a transição nunca é fácil e levamos sempre a adiar dar o salto.
Eu comecei a utilizar soluções de ecommerce open source já em 2007, testei o Magento, PrestaShop, Opencart, osCommerce, Zen Cart e VirtueMart (Joomla), na altura depois de fazer muitos testes optei pelo Opencart, a começar na altura e gostei da forma simples e fácil que podíamos personalizar a plataforma a rapidez e a forma simples e organizada em que o código fonte era desenvolvido, com uma comunidade muito grande e de inter-ajuda incrível e foi isso tudo que me fez escolher Opencart para desenvolver lojas online.
Mas como procuro sempre conhecer outras soluções de vez em quando vou espreitando as outras ofertas disponíveis e não é que encontrei um PrestaShop este ano de 2018 na sua versão 1.7x, com uma grande evolução e com funcionalidades bem interessantes, o que não era à uns anos atrás, e então decidi instalar e utilizar o PrestaShop e a experiência ao contrário que eu esperava está a ser muito boa, vejo que cresceu muito, também com uma grande comunidade e com uma enorme oferta de módulos e temas, mas ai são a pagar, quase tudo no PrestaShop tem um preço, excepto a própria plataforma de ecommerce que á grátis.
Para quem quer ter uma loja em PrestaShop e não estar dependente de nada, o melhor e "afiambrar" o código fonte dele e começar a desenvolver os seus próprios temas e módulos, tal como em qualquer outro open source, mas esta solução de ecommerce oferecida pela PrestaShop já vem de base com um tema mais actualizado e cuidado em Bootstrap 4.0 e com muitos módulos já incluídos e grátis que já permite lançar uma boa loja online sem ser necessário gastar dinheiro.
Também a gestão de categorias, produtos, clientes, encomendas, etc... á muito simples, chegando lá num simples click. É mesmo incrível a simplicidade com que as coisas estão disponíveis no BackOffice do PrestaShop, para quem vai gerir a loja não é necessário andar à procura de onde estão as coisas, mesmo muito fácil e intuitivo.
Em termos de performance, testei uma loja com à volta de 10.000 produtos e Volilá, a loja corre com uma grande fluidez, mesmo excelente em desempenho, que é uma das coisas que debato-me todos os dias por melhorar, gosto de ver as coisas a mexer, e está provado que tudo o que é lento é meio caminho andado para perder clientes.
Para quem utilizar a plataforma de ecommerce da PrestaShop com importação de ficheiro de stock ou para carregar dados de B2B, é muito simples e funciona mesmo sem mais nenhum extra, já vem incluído de raiz no PrestaShop, também testei para criar toda a loja, tudo com base em ficheiros .cvs, contendo categorias, produtos, combinações e marcas, tudo funcionou direitinho e sem problemas.
Resumindo, para quem vai começar agora com uma loja online e procura uma ferramenta open source à altura e para o futuro, penso que deve experimentar o PrestaShop, afinal não custa nada e vale mesmo a pena dar uma vista de olhos porque vai gostar.
Grande Abraço,
Desenrascador