Conforme já tenho referido aqui no blog, sobre as chamadas de números estranhos que me aparecem e aproveito para compartilhar com todos, aqui vai uma notícia que encontrei no site da CNN, que reforça uma vez mais o que já tenho andado aqui a avisar.

Portanto aqui segue:


Mary Power, chefe do grupo, diz que houve muitas reclamações de consumidores nos EUA e no Canadá que disseram ter sido supresos com cobranças inesperadas depois de retornar ligações de números estranhos.

Os números então conectam as vítimas a serviços caros de entretenimento adulto ou linhas de chat internacionais.

"Achamos que os jovens são particularmente vulneráveis porque muitos não gostam de usar o correio de voz", afirmou Power. "Mesmo que eles não reconheçam um número no identificador de chamadas, eles apenas clicam na rediscagem e os golpistas estão aproveitando esse padrão de comportamento".

5 sinais de que você recebeu um e-mail falso

As acusações costumam custar apenas alguns dólares, para não atrair suspeitas, embora algumas vítimas recebam cerca de US $ 20 por "serviços premium" indesejados.

Os números usados ​​no golpe geralmente se originam dos códigos de área do Caribe, incluindo 876 (Jamaica), 473 (Granada), 284 (Ilhas Virgens Britânicas) e 809 (República Dominicana). As pessoas que ligam normalmente desligam após um toque ou dois.

A Federal Communications Commission recomenda que procure códigos de área desconhecidos antes de ligar de volta, e considere que a sua empresa de telecomunicações bloqueie chamadas internacionais no seu telefone, caso não as faça.

Se for vítima do golpe, tente primeiro resolvê-lo com sua companhia de telecomunicações; se não resolver, pode registrar uma reclamação junto à ANACOM.

Mari Melguizo, porta-voz da AT&T, disse que a empresa trabalharia com clientes vítimas do golpe "individualmente para reembolso" e recomendou que os consumidores consultassem uma lista de dicas sobre o assunto no Maryland Better Business Bureau.

A Verizon (VZ) ofereceu uma lista própria de dicas e um blog no mês passado.

Fonte: CNN