É verdade, estão ai a chegar novas regras para quem quer pilotar Drones em Portugal.

Segundo informação que até agora já recebi, vão existir duas grandes alterações para quem quer pilotar um Drone em Portugal, tanto por um motivo lúdico ou mesmo profissional.

  • E a primeira passa por instalação no drone de um sistema de posicionamento (ADBS -B), como por exemplo já existe no DJI Mavic 2 Enterprise - com a tecnologia DJI Air Sense, afim de comunicar às entidades a posição em que se encontra o Drone e o seu Piloto;

  • A segunda medida será a certificação de pilotos da RPA - Drones - mesmo para utilização em zonas de espaço aéreo livre, não estando em zonas proibidas.

Na minha opinião todas as medidas de segurança são boas e devem ser implementadas, mas com cautela e com calma, pois vamos entrar numa fase muito má das nossas vidas e estas medidas custam dinheiro.

A segunda medida, é que a meu ver é um exagero completo e que demonstra o que está a acontecer por detrás de todos nós.

Segundo já foi dito por muitos youtubers de drones em Portugal, os drones em Portugal vieram retirar negócio a algumas empresas de helicópteros e pequenas aeronaves, que cobravam muito dinheiro para levar as pessoas lá para cima para filmar.

Ora, com os drones a chegar e com a facilidade e rapidez de captar imagens de grande qualidade e a um custo muito mais baixo, isto lógico chateou alguém.

Penso também que a ANAC em Portugal está a ter um papel nesta situação toda de mais Papista do que o Papá.

Ou se morre da doença ou da cura, e aqui não existe meio termo, a ANAC não está a prestar um serviço de ajuda e auxilio a quem necessita de utilizar um drone para fins profissionais, está a complicar e não explicar às pessoas o que fazer.

Isto é tudo simples, de forma a recusar ou "Indeferimento".

Irei partilhar aqui no Blog mais informação que me chegou relativamente a este assunto, estejam atentos.

Abc,

Desenrascador