O epicentro foi localizado a cerca de 4 kms NNE de Ponta Garca. Este ja nao e o primeiro sismo sentido e registado nas Furnas durante o ano passado e este ano. Tendo o ultimo ocorrido a 2 de Julho deste ano.

Convem lembramo-nos que as 14:00 horas do dia 30 de Agosto de 2017 ocorreu um explosao de vapor na Caldeira do Asmodeu localizada na freguesia de Furnas e que assustou bastante quer os furnenses e quer os turistas no local. Sera que todos estes eventos estao inter-relacionados?

Convem relembrar que ja se passaram 62 anos desde a erupcao do vulcao dos Capelinhos na ilha do Faial, ocorrida em 1957. Segundo calculos matematicos e a teoria do Dr Vitor Hugo Forjaz, estudando a cronologia das erupcoes vulcanicas nos Acores, chegamos a conclusao de que, existem uma media de 2 a 3 erupcoes vulcanicas por seculo neste arquipelago.

Se ja decorreram mais de meio seculo desde a ultima erupcao terrestre aqui nas ilhas, entao isto significa que estamos muito proximo da erupcao seguinte e que ja devia ter ocorrido! Nada disto e especulacao! Trata-se apenas de pura matematica e Teoria das Probabilidades.

Convem tambem salientar que a 23 Novembro 2014, o vulcao do Fogo no arquipelago de Cabo Verde entrou em erupcao.

Segundo uma teoria interessante tambem defendida pelo Dr Victor Hugo Forjaz, existe uma estranha relacao e inter-ligacao entre a actividade vulcanica do vulcao do Fogo em Cabo Verde e as erupcoes vulcanicas dos Acores.

Segundo o mesmo vulcanologo, quando o vulcao do Fogo entra em erupcao, o arquipelago dos Acores deveria estar em alerta laranja para a eventualidade duma erupcao vulcanica a curto prazo e algo que ja nao acontece em terra firme desde a erupcao dos Capelinhos na ilha do Faial.

Ora, passamos por 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 e ate a presente data felizmente, nao tivemos qualquer erupcao vulcanica na Regiao. Mas, se tivermos em conta a teoria do Dr Vitor Hugo Forjaz, tal periodo de calmaria a que estamos a assistir, nao e muito normal e ate podera ser considerado um desvio padrao. Pois quer os fenomenos vulcanicos e quer os sismicos sao fenomenos de natureza ciclica e periodica. Estranhamente aqui no arquipelago, durante o seculo XX, e se exceptuarmos a erupcao do vulcao dos Capelinhos, tivemos um seculo estranhamente calmo a nivel vulcanico, quando comparado com seculos anteriores!

Tambem convem recordar que os ciclos sismicos dos Acores sao de aproximadamente 10 em 10 anos. Isso ja era do conhecimento geral dos nossos antepassados e bisavos.

Ora! O ultimo grande terramoto nos Acores ocorreu em Julho de 1998 na ilha do Faial, tendo provocado varios prejuizos materiais e desalojado varias familias nas freguesias de Ribeirinha, Salao.

Ja la vao mais de 20 anos e nada semelhante ou pior voltou a repetir-se aqui na regiao. E estranho! Estaremos face a mais um desvio padrao anomalo? E sera que tal como ja dizia o ditado popular:- " Apos uma estranha e silenciosa calmaria, vem ai uma terrivel tempestade." Sera que a proxima erupcao vulcanica aqui nos Acores sera mais violenta e intensa do que o que foi habitual durante o seculo passado?

Segundo o modelo matematico da Lei da Potencia e da Teoria das Probabilidades dizem-nos que:- a medida que o tempo passa e nada acontece, significa que, quanto maior o intervalo de tempo decorrido, mais proximo esta o novo evento de se manifestar. E tambem esse mesmo evento quando ocorrer, ira manifestar-se com o dobro, ou triplo da sua intensidade normal e habitual.

Penso e acredito que a Natureza esta a enviar-nos varios sinais geologicos, matematicos, geofisicos e vulcanicos e esses sinais nao sao do conhecimento publico e nem teem sido reportados na imprensa regional e na comunicao social. Esta tudo abafado no " segredo dos deuses" e as populacoes estao na ignorancia total sobre o que se esta a passar aqui nos Acores a nivel tectonico e vulcanico.

Abc,

Desenrascador